sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Seminário "A Caminho de uma Nova Ordem Económica?"

Seminário
A Caminho de uma Nova Ordem Económica?


Realiza-se no dia 4 de Fevereiro de 2010, entre as 17h30 e as 20h00, um Seminário de debate subordinado ao tema “A caminho de uma Nova Ordem Económica?”.

Intervenientes:
- José Castro Caldas
- José Manuel Pureza
- Mário Murteira

Moderadora:
- Manuela Silva

Local: Sala de conferências da Estação de Metropolitano do Alto dos Moinhos - Rua João de Freitas Branco, Lisboa

Esta iniciativa integra-se no projecto de investigação-acção do Grupo de Trabalho “Economia e Sociedade”, criado no âmbito da Comissão Nacional Justiça e Paz, que tem por tema: “Democratizar a Economia para um Desenvolvimento Humano Sustentável”.

Entrada livre
Por razões logísticas, agradece-se confirmação de presença para: comissaonjp@gmail.com

CNJP-Comissão Nacional Justiça e Paz
Quinta do Cabeço, Porta D
1885-076 Moscavide

Tel: 218855480
E-mail: comissaonjp@gmail.com
Site: www.ecclesia.pt/cnjp

Read more...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O Golpe Perfeito

"Los hondureños han asistido hoy al último capítulo de un golpe de Estado perfecto. El presidente Manuel Zelaya, secuestrado por un comando militar y sacado del país en pijama hace ahora siete meses, abandonó esta noche (hora española) su encierro en la embajada de Brasil en Tegucigalpa, donde ha vivido los últimos 129 días encerrado y cada vez más olvidado."
Excerto do artigo ontem publicado no El Pays por Pablo Ordaz, enviado especial do jornal às Honduras

Read more...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Assembleia Geral da ATTAC

Como programado, decorreu na passada sexta-feira, na Biblioteca Museu República e Resistência, a Assembleia Geral da ATTAC Portugal. Na mesma foi apresentado os relatórios de actividades e de contas relativos ao ano de 2009 e o plano de actividades e o orçamento para 2010. Ambos foram aprovados, tal não impedindo no entanto a uma saúdável discussão entre os presentes sobre os caminhos futuros da associação.

Da parte da direcção da ATTAC foi assumido que, após um ano de 2009 em que se trabalhou com vista a um retomar de actividade da associação, em 2010 prevêm-se apostas bem mais ambiciosas. Para além de se prosseguir o objectivo de uma sede para a associação, visar-se-á realizar um seminário abrangente sobre assuntos económicos no primeiro semestre de 2010 e de um curso ATTAC no segundo semestre. O reforço da presença na Internet e o plena potencialização de todos os instrumentos criados em 2009 assume-se como objectivo cimeiro também.

Estes e outros assuntos foram discutidos, sendo de destacar a necessidade de um maior envolvimento do corpo de associados na actividade da associação. A direcção da ATTAC comprometeu-se a ter tal objectivo bem presente em todas as actividades de 2010.

No seguimento da Assembleia Geral, realizou-se um jantar de confraternização no bar da Biclioteca Museu. Porque também à mesa se ATTACa.

Read more...

Lembrar Gaza


Como não podia deixar de ser, a ATTAC associou-se à iniciativa Lembrar Gaza, organizada por diversas associações, um ano após o ataque israelita. Acima figuram algumas fotos da concentração ocorrida no Largo de São Domingos (Lisboa) a 18 de Janeiro.

Read more...

Sobre a paradoxal ajuda de Israel ao Haiti

Vale a pena ler este artigo que saiu no israelita Haaretz.

"But the remarkable identification with the victims of the terrible tragedy in distant Haiti only underscores the indifference to the ongoing suffering of the people of Gaza. Only a little more than an hour's drive from the offices of Israel's major newspapers, 1.5 million people have been besieged on a desert island for two and a half years. Who cares that 80 percent of the men, women and children living in such proximity to us have fallen under the poverty line? How many Israelis know that half of all Gazans are dependent on charity, that Operation Cast Lead created hundreds of amputees, that raw sewage flows from the streets into the sea?"

(Imagem: Afromix)

Read more...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Regulação, what else?

Read more...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Sim, há mais vida para além do PIB


.
O colóquio organizado pela ATTAC no passado sábado foi muito bem sucedido. Não só pela natural qualidade das apresentações dos oradores presentes, mas também por ter contado com uma boa assistência Mais de 100 pessoas encheram o auditório da Biblioteca Museu República e Resistência.

As apresentações de Gualter Baptista, José Castro Caldas, Luis Francisco Carvalho, Manuela Silva e Susana Peralta lançaram muitas luzes sobre o quão inadequado é o PIB enquanto indicador de desenvolvimento. Traçou-se a sua história, apresentaram-se exemplos da sua fraca capacidade de reflectir a realidade, demonstrou-se o seu carácter nada green friendly, entre diversos outros aspectos. Apresentaram-se, neste contexto, algumas possibilidades de indicadores que melhor poderão medir o desenvolvimento humano das sociedades.

A ATTAC espera, deste modo, contribuir para o debate sobre os indicadores de desenvolvimento e qualidade de vida. A curto prazo serão disponibilizados os textos dos oradores presentes no colóquio.

Read more...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

É já amanhã

Read more...

Campanha de Emergência Haiti

A AMI partiu no dia 14 de Janeiro para o Haiti com uma equipa exploratória de dois elementos, na sequência do terramoto que atingiu aquele país no dia 12 de Janeiro de 2010.

Os sobreviventes desta tragédia precisam da AMI e a AMI precisa de si.
Colabore nesta missão de emergência e ajude a AMI a reconstruir as vidas que ficaram destruídas.

Contribua para esta missão através do NIB: 0007 001 500 400 000 00672
Multibanco: Entidade 20909 Referência 909 909 909 em Pagamento de Serviços

Mais info aqui

Read more...

Debate "Cidadania e Desenvolvimento Sustentável"


Debate

Cidadania e Desenvolvimento Sustentável
País Insustentável
Ambiente e Qualidade de Vida
Novo Tratado Ambiental


Luisa Schmith e Rui Godinho

Quarta-Feira, 20 de Janeiro, 18h45
Livraria Círculo das Letras
Rua Augusto Gil, 15 B (cruzamento com Oscar Monteiro de Torres / próximo –Av Roma /João XXI) – 210938753

Read more...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Novo Site da ATTAC

.
O novo site da ATTAC Portugal foi lançado esta semana. Com uma série de novas funcionalidades, o espaço vem reforçar a presença da organização online. O site ainda não se encontra completo e existem ainda algumas questões a serem fechadas. De qualquer modo, consegue já cumprir o seu papel de ser um dos meios principais de divulgação da actividade da ATTAC.
.
O site coabitará naturalmente com o presente blog, agora exclusivamente disponível em blog.attac.pt. Dada a sua tipologia, o blog pretende ser uma ferramenta de expressão menos institucional da ATTAC, utilizando um tipo de comunicação mais leve, mais solta.

Read more...

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Colóquio "Há mais vida para além do PIB"

Desenvolvido no contexto da Grande Depressão dos anos 30 e da II Guerra Mundial, acompanhando a ascensão da macroeconomia keynesiana, o PIB tornou-se um dos mais conhecidos indicadores económicos. O seu elevado grau de disponibilidade e de comparabilidade, entre países e ao longo do tempo, transformaram o PIB na medida privilegiada do sucesso das economias e das sociedades, em termos do discurso académico, mas também ao nível do debate político e da atenção mediática.

No entanto, há muito que foram sendo notadas as limitações do PIB, quer como medida da produção e do crescimento económico, quer, sobretudo, como indicador de qualidade de vida ou de bem-estar. A discussão sobre as insuficiências do PIB e a necessidade de o substituir ou complementar com outros indicadores tem ganho crescente relevância, tendo merecido a atenção de organizações como a ONU, a União Europeia ou a OCDE – particular destaque merece, neste contexto, a iniciativa do Governo Francês que conduziu à elaboração de um relatório sobre o tema, recentemente publicado, coordenado pelos conhecidos economistas Joseph Stiglitz e Amartya Sen. Neste âmbito, as propostas têm convergido na necessidade de incluir as dimensões da sustentabilidade social e ambiental dos processos económicos, reflectindo a crescente saliência destas questões no debate público.

A discussão sobre o PIB constitui uma oportunidade para reflectir sobre os objectivos que as nossas sociedades, mais ou menos ‘desenvolvidas’, podem e devem prosseguir, bem como sobre os valores que estão subjacentes às escolhas com que nos deparamos. Este é um debate que não pode ficar confinado à dimensão técnica dos ‘especialistas’. A participação alargada da sociedade na definição dos padrões de orientação e avaliação dos caminhos por onde passará o nosso futuro colectivo é, desde logo, uma elementar exigência democrática.
:::

ATTAC abre o debate público em Portugal sobre a medida e os indicadores de desenvolvimento e qualidade de vida

"Há mais vida para além do PIB "
Sábado, 16 de Janeiro, 15h30
Biblioteca Museu República e Resistência
(R. Alberto Sousa, nº 10A – Bairro do Rêgo)

•••
Colóquio com os economistas:
Gualter Barbas Baptista - activista do GAIA e investigador do ECOMAN - Centro de Economia Ecológica e Gestão do Ambiente – FCT/UNL

José Castro Caldas CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Luis Francisco Carvalho ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

Manuela Silva Professora Universitária (aposentada)

Susana Peralta Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa

Read more...

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Referendo ao Casamento Heterossexual


ao parlamento português

Um grupo de cidadãos portugueses inicia neste dia as diligências necessárias ao lançamento de uma iniciativa popular que proporá a realização de um referendo que incidirá sobre a seguinte pergunta:
.
“Concorda que o casamento possa ser celebrado entre pessoas de sexo diferente?”

A definição do conceito de casamento de forma a nesse contrato incluir uniões entre pessoas de sexo diferente cristaliza o instituto milenar, que tem sido mutável em todas as épocas da história e a todas as civilizações. 

.
É de exigir que uma petrificação com este alcance histórico e civilizacional seja directa e claramente apreciada pela vontade popular.
.
A mesma exigência de debate se deve colocar sobre a admissibilidade da adopção por uniões de sexo diferente, e ainda que a procriação seja aprovada caso a caso avaliado por comissões específicas de forma a proteger a criança.
.
A opção sobre estas questões atravessa transversalmente o eleitorado dos vários partidos 
políticos e é patente que não reúne consenso, conforme se constata pelo número de deputados divorciados. 


Nas últimas eleições legislativas, este assunto não foi suficientemente debatido, de modo a poder deduzir-se a vontade dos portugueses acerca dele. 
Os partidos negligenciaram notoriamente nos seus programas o ‘casamento’ entre pessoas de sexo diferente não podendo os eleitores manifestar-se acerca desta premente questão.

O Referendo é o mais fiel amigo da democracia participativa e da expressão da vontade 
popular. O poder é do povo e a classe política não tem de se comprometer com decisões arriscadas para com o status quo.
.
O instituto de Referendo tem sido utilizado com frequência noutros Estados para decidir sobre esta mesma questão, a vida da vizinha, a regionalização ou a independência da Madeira.

Os filhos de pais recém divorciados têm uma palavra a dizer, assim como os de pais casados.

A minoria que se casa todos os anos não pode impor ao resto da sociedade que aceite os seus "casamentos" feitos livremente e ao deus dará, muitas vezes com consequências nefastas como o divórcio, lares desfeitos e partilhas onerosas.
.

Read more...

Uma década um bocadinho atribulada

Read more...

Um ano um bocadinho atribulado

Read more...

About This Blog

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP