terça-feira, 5 de maio de 2009

Está em risco da nossa liberdade enquanto utilizadores da Internet

Vota-se amanhã no Parlamento Europeu uma proposta que visa condicionar a utilização da Internet a nível europeu.
O que se propõe é que o acesso à Internet passe a ser disponibilizado em «pacotes», à semelhança do que acontece com a televisão por cabo. O operador terá então o direito de nos impedir de aceder a certos sites, alegando que não fazem parte do «pacote» que subscrevemos.
A liberdade de circulação de informação não pode estar sujeita a subscrição, nem é «pacotizável.»
Tudo o que a Internet tem de livre escolha, partilha, independência, é posto em causa; não se trata apenas de limitar a partilha de ficheiros, mas também de condicionar todos aqueles que dependem economicamente da Internet e não fazem parte das grandes companhias, cuja presença universal nesta Internet aos bocados está, obviamente, garantida (um exemplo: comprar livros na Amazon vai com certeza continuar a ser possível em todos os «pacotes» ... mas e os livreiros independentes on-line?)
E, sobretudo, abre-se a porta à censura e condiciona-se a liberdade de informação e de acção a uma lógica de mercado que, basicamente, põe fim à Internet como a conhecemos.
E nós ficamos calados?!

Recomendamos vivamente a consulta deste site, que contém informação, documentação legal, textos de opinião e links para forma de agir enquanto há tempo (seja através de cartas aos deputados europeus ou, por exemplo, de um grupo no Facebook).

0 comentários:

About This Blog

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP