Naomi Klein vence prémio Warwick
Naomi Klein venceu a primeira edição do Prémio Warwick com o livro Shock Doctrine.
O prémio da Universidade de Warwick (Inglaterra) é «um prémio de literatura inovador que envolve uma competição global e cruza todas as disciplinas». Shock Doctrine foi premiado pela sua «notável complexidade», e tem gerado polémica. Há quem o considere muito esclarecedor sobre a hegemonia do consenso neoliberal global contemporâneo, mas (talvez por isso mesmo?...) foi obviamente alvo de muitas críticas (esta e esta, por exemplo), às quais a autora respondeu aqui.
A teoria de Shock Doctrine é, de um modo muito simples, a de que o caos beneficia os poderosos, que o têm aproveitado para ir reconstruindo o mundo a seu gosto no rescaldo do choque provocado por guerras e outras catástrofes. A investigação de Klein passa por momentos chave na história mundial recente, incluindo o 11 de Setembro, o Katrina ou a guerra no Iraque, e demonstra como estes momentos de crise colectiva têm sido utilizados pelas multinacionais para reforçar o seu poder às escala global.
Naomi Klein é a autora, entre outros, de No Logo (editado em português pela Relógio de Água) e Fences & Windows, e co-autora do documentário The Take.
Ilustração de Evgeny Parfenov
0 comentários:
Enviar um comentário