sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Reunião aberta do grupo de trabalho sobre a paz e os direitos

Reunião para debate do trabalho da ATTAC sobre a Paz e os Direitos Humanos
11 Fevereiro (quarta-feira), 18.30 horas,
na Livraria Círculo das Letras

(Rua Augusto Gil, 15 B, na esquina com a R. Óscar Monteiro Torres – junto às Av. Roma e João XXI)

Na sequência das eleições realizadas para os novos Corpos Sociais da ATTAC Portugal, que tomaram posse em Janeiro, está a Direcção a promover a organização de grupos de trabalho para a dinamização da reflexão e da iniciativa da ATTAC em várias áreas temáticas. Entre outros, foi constituído um Grupo de Trabalho para a Paz e os Direitos Humanos.
A bárbara e recente agressão de Israel ao povo palestino de Gaza convoca-nos a todos na exigência de não ficarmos nem calados nem quietos. De todos nos interrogarmos o que podemos, todos e cada um fazer, para contrariar esta espiral de violência causadora de um imenso sofrimento humano e duma barbárie civilizacional e para abrir caminho à construção de soluções respeitadoras dos direitos dos povos.
Da questão palestiniana às guerras em África, da exigência do desarmamento nuclear ao combate aos blocos militares, da luta contra a guerra como negócio e como modo de opressão e gestão de conflitos à recusa de que o combate ao terrorismo sirva de pretexto para a limitação da democracia, da liberdade e dos direitos dos cidadãos, muitas são as causas que justificam o empenhamento e a contribuição dos membros e apoiantes da ATTAC para o desenvolvimento em Portugal de um movimento mais forte, plural e diversificado pela paz, pelos direitos humanos, pelo fim da violência nas relações internacionais, pela exigência de que os poderes públicos em Portugal tenham uma política alinhada com as causas da paz e não o servilismo conhecido face ao "amigo americano" que conduziu aos episódios vergonhosos da facilitação da passagem aérea de prisioneiros da CIA a caminho de Guantánamo ou a facilitação dos Açores para a tristemente célebre cimeira que caucionou a agressão imperial contra o Iraque.
As conclusões da Assembleia dos Movimentos Sociais no Fórum Social Mundial em Belém são também um bom contributo para uma agenda de acções contra a guerra e pela paz a que também urge dar corpo em Portugal.
É para debater os modos de agir e de nos organizarmos na ATTAC nesta frente da paz que convidamos todos os interessados a participar nesta reunião no próximo dia 11 (quarta-feira), às 18.30 horas, na Livraria Círculo das Letras (Rua Augusto Gil, 15 B, na esquina com a Rua Óscar Monteiro Torres – perto da Av. Roma e da João XXI).

0 comentários:

About This Blog

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP