segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A “caixa negra” do poder político e o filme “O Escritor Fantasma”

O “Escritor Fantasma”, do realizador Roman Polanski, é uma interessante abordagem ao interior da “caixa negra” do poder político e do seu exercício, tendo como referência o blairismo e o modo como atrelou o trabalhismo ao unilateralismo imperial de Bush. Na sua estória bem contada ilustra a urgência de não ficarmos pela superfície das águas. Para não acabarmos, também nas esquerdas, prisioneiros de um jogo de espelhos e de sombras, aceitando fatalisticamente a subordinação a poderes cada vez mais distantes e menos legítimos que vamos desistindo de controlar.

Esta obra convoca-nos igualmente para a reflexão sobre o modo como o casamento do capitalismo com o modelo político demoliberal está a reduzir este modelo de representação política a uma carapaça formal, cada vez mais instrumento legitimador das oligarquias e redutor da cidadania.

Gostei. Recomendo.

Como aperitivo, aqui fica o trailer legendado e oficial do filme. E como bónus, a sátira musical de George Michael sobre a dupla criminosa Bush & Blair que tanta polémica suscitou quando apareceu, pela sua representação de Blair como o caniche de Bush.

Henrique Sousa, da Direcção da ATTAC Portugal







0 comentários:

About This Blog

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP