sábado, 14 de agosto de 2010




Em Lisboa, no Museu da Electricidade, uma Exposição sobre o POVO, integrada no programa do Centenário da República. Que nos convoca para uma reflexão e uma visita estimulantes aos múltiplos conceitos de povo e do seu uso e à história deste sujeito político colectivo. E nos convida para ver a nossa história humana e a construção do nosso devir a partir dos olhos e das vidas dos de baixo, dos comuns, e não só pela narrativa e protagonismo das elites. Povo e democracia. Povo e res publica. Povo e soberania. Povo e acção colectiva. Povo e nação. Povo e classes sociais. Povo e indivíduo. Povo e cidadania. Tantas dimensões para explorar e compreender(mo-nos) melhor.

Como é referido na apresentação da exposição, a pergunta «O que é o povo?» serviu de linha orientadora a este projecto "que propõe ao público/povo de hoje várias respostas possíveis através de uma nova reflexão visual, estética, simbólica, sociológica e política sobre a génese e a evolução do conceito de POVO".

Esta exposição articula-se com a edição pela Tinta da China de três livros cuja leitura se recomenda:
Como se faz um povo, ensaios originais de investigadores portugueses acerca das práticas e representações populares, com apresentação e coordenação do historiador José Neves;
A política dos muitos (povo, classes e multidão), antologia de textos teóricos de filósofos e cientistas sociais, com coordenação e introdução de Bruno Peixe e José Neves;
O que é o povo? , colectânea de depoimentos de artistas, políticos, empresários, gestores, jornalistas e desportistas a propósito do conceito de POVO.

Como complemento destes textos, aqui deixamos outra sugestão de leitura, que aborda a história humana entendida como a narrativa da construção de sociedades complexas pelas pessoas comuns: A People´s History of the World, de Chris Harman. Infelizmente ainda sem tradução portuguesa.

Uma exposição e recomendáveis e enriquecedoras leituras de Verão, para preparar a rentrée e enfrentar a nudez crua da realidade com vontade de dar a volta a isto.
(Henrique Sousa)


0 comentários:

About This Blog

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP