segunda-feira, 2 de março de 2009

Liberdade para as mulheres de todo o mundo!

houzanmahmud-4portugal211005Em 2006, por ocasião do Fórum Social Português, a ATTAC trouxe a Portugal a activista Houzan Mahmoud, iraquiana nascida na zona do Curdistão. Enquanto mulher curda no Iraque, Houzan passou por várias formas de perseguição até ter ido viver para Inglaterra, onde trabalha actualmente como representante externa da Associação para a Liberdade das Mulheres Iraquianas.
Nessa altura a Houzan contou-nos como a guerra tem afectado a vida das mulheres no Iraque, falou-nos das lutas dos trabalhadores antes e depois da queda de Sadam, falou das necessidades do país de uma forma muito clara: «Ajudem-nos a tirá-los de lá, já! Não se preocupem com o que fica para trás, que nós tratamos disso. A presença deles (os americanos) torna tudo muito pior.»
Hoje a realidade não mudou e no Iraque a vida dos civis, sobretudo das mulheres, é cada vez mais difícil.
Numa das zonas do mundo se encontram situações de maior desrespeito pela condição feminina, Houzan e suas companheiras, frequentemente perseguidas dentro e fora do Iraque, não estão caladas e continuam a lutar pelos direitos das mulheres.

Na foto: Houzan Mahmpud, aquando da sua visita a Portugal, e António Avelãs, membro dos corpos sociais da ATTAC Portugal.

0 comentários:

About This Blog

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP