segunda-feira, 23 de março de 2009

Economia Mundial, Autonomia das Políticas Económicas e Paraísos Fiscais

cartaz_cartaz_a0Realiza-se já na próxima 5º feira, dia 25, em Coimbra a oitava sessão do ciclo temático Economia Global, Mercadorização e Interesses Colectivos: Pessoas, Mercadorias, Ambiente e Paraísos Fiscais, sob o tema «Economia Mundial, Autonomia das Políticas Económicas e Paraísos Fiscais», que contará com a participação, entre outros, de Bernard Bouzon, da ATTAC França.

A iniciativa inscreve-se no Ciclo Integrado de Cinemas, Debates e Colóquios da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e é organizada pelo grupo de docentes de Economia Internacional da FEUC, em colaboração com os alunos do Núcleo do Estudantes de Economia da Associação Académica de Coimbra, com o apoio da Coordenação do Núcleo de Economia da FEUC.

Da Press release:
«O tema está lamentavelmente na ordem do dia uma vez que é peça central, como mecanismo, da actual crise mundial, e será, possivelmente, o dossier mais complicado e de maior tensão que preencherá a agenda da reunião do G20, no princípio de Abril. Não é, de resto, por acaso que a reunião do G20 será precedida, a 24 de Março ou seja na véspera do nosso colóquio, de uma outra, preparatória, de Gordon Brown com os grandes financeiros internacionais, tal é a complexidade do dossier paraísos fiscais, reunião que até se quis secreta. A importância do tema é enorme sobretudo quando se entende que os paraísos fiscais podem ser vistos como um instrumento de (des) regulação na repartição do rendimento da actual economia global e por isso mesmo, de tão desregulada que está que se mostra em ruptura total. É ainda por esta razão que se compreende agora claramente que questionar a existência dos paraísos fiscais é questionar todo um modelo que deles precisava e que deles se alimentava. Foi devido a este fio condutor, foi devido a esta ideia da sua importância na economia global que a problemática Paraísos Fiscais foi planeada e inserida no nosso projecto de Ciclo Integrado de Cinema, Debates e Colóquios na FEUC este ano sob o tema Economia Global, Mercadorização e Interesses Colectivos: Pessoas, Mercadorias, Ambiente e Paraísos Fiscais, como uma das suas principais sessões. E a realidade, um ano depois do projecto ter sido apresentado, aí está a ultrapassar tudo o que no plano teórico se tinha admitido e é dela que se irá falar no Colóquio, no filme e no debate que se lhe seguirá.»

Programa

Hora: 15.00
Local: Auditório da Faculdade de Economia

Conferencistas:
:: Bernard Bouzon (Attac França)
:: Jean Maillard (Sciences Po-Paris)
:: John Christensen (Director de Tax Justice Network)

Comentadores:
:: José Silva Lopes (ex-Ministro das Finanças)
:: Francisco Louçã (ISEG)
:: António Martins (FEUC)

Debate
::
Hora: 21.15
Local: Teatro Académico de Gil Vicente

:: Filme/Documentário: Paraísos Fiscais, A Grande Evasão
de Frédric Brunnquell (2008)

Debate
(com a presença do realizador, Frederic Brunnquell)

0 comentários:

About This Blog

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP